quarta-feira, 25 de março de 2009

Tipos de Memória

EEPROM - Uma EEPROM (de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) é um chip de armazenamento não – volátil usado em computadores e outros aparelhos.

_____________________________

RDRAM - A memória RDRAM é uma tecnologia proprietária e seu uso depende do pagamento de royaties à empresa Rambus, pois não se trata somente da construção de novos circuito integrados, mas de todo um novo conceito envolvendo o acesso à memória RAM.

A grande notícia é que todos os principais fabricantes de processadores (Intel, AMD e Cyrix) já licenciaram o uso dessa tecnologia – bem como diversos outros tradicionais fabricantes de memória e chipset – o que nos leva a crer que esse será o tipo de memória RAM mais utilizado nos próximos anos


_____________________________

SDRAM – (Static Random Access Memory), que significa memoria estática de acesso aleatório em inglês. É um tipo de memória de acesso aleatório que mantêm os dados armazenados desde que seja mantido a sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (actualizadas de tempo em tempo) como é caso das memorias DRAM.

Embora sejam mais caras e ocupem mais espaço, quando comparadas as DRAM’s possuem a vantagem de serem bem mais rápidas, justificando o seu uso nas memórias cache L1 e L2.
Alem disso as memorias estáticas consomem mais energia e esquentam mais que as DRAM’s.
As memórias estáticas usam circuitos no modelo flip-flop.

_____________________________

WRAM - Acrônimo de window randomaccess memory.
Um tipo de RAM usada em adaptadores de vídeo.
Assim como a VRAM (RAM de vídeo), a WRAM permite que as telas sejam redesenhadas enquanto uma imagem gráfica está sendo gravada, mas a WRAM é mais rápida.
Comparar com VRAM.

_____________________________

DRAM
- é um tipo de memória de acesso directo que armazena cada bit de dados num condensador ou Capacitor.
O número de electrões armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0.
Como vai havendo fuga de electrões do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja refrescada periodicamente.
Embora esse fenómeno da perda de carga não ocorra nas memórias SRAM, as DRAMs possuem a vantagem de terem custo muito menor e densidade de bits muito maior, possibilitando em um mesmo espaço armazenar muito mais bits (o que em parte explica o menor custo das memórias).

_____________________________

PROM - Uma PROM (do inglês programmable read-only memory, ou seja, memória programável só de leitura) é uma forma de memória digital onde o estado de cada bit está trancado por um fusível ou antifusível.
A memória pode ser programada só uma vez depois do fabrico pelo “rebentamento” dos fusíveis (usando um PROM blower), o que é um processo irreversível.
O rebentamento de um fusível abre uma ligação, enquanto que o rebentamento de um antifusível fecha uma ligação (daí o nome).
A programação é feita pela aplicação de pulsos de alta voltagem, que não são encontrados durante a operação normal (tipicamente, de 12 a 21 volts).
Read-only
, ou só de leitura, significa que, ao contrário do que acontece com a memória convencional, a programação não pode ser alterada (pelo menos pelo utilizador final).

_____________________________

SDRAM - Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory ou SDR SDRAM é um equipamento ou hardware de computador destinado a funcionar como memória volátil do sistema.
Ela é uma memória que envia 1 dado por pulso de clock.

SDRAM não é um tipo de memória e sim um padrão.
Existem 4 tipos de memórias com esse padrão:
  • SDR SDRAM: 1 dado por pulso de clock.
  • DDR, DDR2 e DDR3 SDRAM: 2 dados por pulso de clock.
_____________________________

EDO RAM ( Extended Data Output RAM ) - É encontrado em velocidades de 70, 60 e 50 nanos.
A diferença entre a memória FPM e a EDO, é que a EDO consegue trabalhar com Wait State (estados de espera) 20% menores que a FPM.
Este tipo de memória foi usado em pentes de 72 vias e em alguns modelos de pentes de 168 vias.
Ao contrário do que se costuma dizer, as memórias EDO de 60 e 50 nanos (desde que de boa qualidade) suportam trabalhar com barramento de 75 MHz.
Em muitos casos se consegue que esse tipo de memória suporte barramento de 83 MHz aumentando os Wait States para 5-3-3-3.
_____________________________

DDR SDRAM - A DDR SDRAM foi criada para ter o dobro de desempenho em relação às memória existentes (que passaram a ser chamadas SDR SDRAM) sem aumentar o clock da memória.

A memória DDR SDRAM alcança uma largura de banda maior que a da SDR SDRAM por usar tanto a borda de subida quanto a de descida do clock para transferir dados, realizando efectivamente duas transferências por ciclo de clock. Isto efectivamente quase dobra a taxa de transferência sem aumentar a frequência do barramento externo.
Desta maneira, um sistema com SDRAM tipo DDR a 100 MHz tem uma taxa de clock efectiva de 200 MHz. Com os dados sendo transferidos 8 bytes por vez, a DDR SDRAM fornece uma taxa de transferência de: frequência do barramento da memória × 2 (pois é uma taxa dupla) × número de bytes transferidos.
Assim, com uma frequência de barramento de 100 MHz, a DDR SDRAM fornece uma taxa de transferência máxima de 1600 MB/s.

DDR SDRAM DIMMS tem 184 pinos (em contra partida dos 168 pinos da SDR SDRAM). As frequências de clock das memórias DDR são padronizadas pelo JEDEC.
_____________________________

VRAM - É um acrónimo para Vídeo RAM.

Este é um termo geralmente usado em computadores para descrever RAM dedicada ao propósito de exibir gráficos bitmap em hardware gráfico.
A Video RAM é normalmente fisicamente separada da RAM principal de um computador.
Às vezes isto não acontece havendo alguns sistemas em que a VRAM é partilhada com a RAM do sistema.

O termo VRAM é mais especificamente usado para descrever um tipo de RAM de duas portas usada em hardware gráfico de alta performance.
Numa placa gráfica, a segunda porta é utilizada para o envio sequencial das componentes de cores dos pixels da imagem para o monitor, enquanto a primeira porta se mantém disponível para o acesso aleatório de leitura e escrita por parte do processador:

_____________________________

EPROM - Erasable programmable read-only memory, é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não-volátil.
Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos.
Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta.
EPROMs são facilmente reconhecíveis pela janela transparente no topo do pacote, pela qual o chip de silício pode ser visto, e que admite luz ultravioleta durante o apagamento.
O processo de apagamento dura de 10 a 30 minutos.

_____________________________

BEDORAM - É um tipo melhorado de memória EDO, suportando trabalhar com Wait State de 5-1-1-1 sendo levemente mais
rápida do que as memórias EDO convencionais, este tipo de memória porém é suportado apenas por alguns modelos de placa mãe.



_____________________________



Sem comentários:

Enviar um comentário